Sua TV Desliga Sozinha? Veja o que pode ser

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine esta cena: você está animado porque seu time está na final do campeonato. E está assistindo o jogo em casa tranquilo pra não perder nenhum detalhe. Até que… bem na hora dos pênaltis, sua TV desliga sozinha.

Agora imagine esta outra situação: último capítulo da novela, você está quase dentro da TV pra ver de perto a cena do casamento e, bem na hora do “sim”, a TV simplesmente apaga, do nada!

Você tem passado por isso? Sua TV também está desligando sozinha e você não sabe o porquê disso estar acontecendo?

Se não há nenhuma razão aparente, é provável que o problema esteja relacionado com as peças do sistema interno. E, justamente por ser interno, existe uma dificuldade maior para identificar a situação. Certo?

De uma maneira geral, capacitores eletrolíticos, parafusos soltos, soldas frias e placas de circuito impresso podem intervir diretamente no mau funcionamento do aparelho. Mas não necessariamente obrigam o usuário a ter que comprar um novo produto.

Então, antes de gastar dinheiro com um aparelho novo, veja as dicas que preparamos para resolver esta situação, que pode atrapalhar os seus momentos de lazer e descanso.

1) Parafusos Frouxos

A placa de circuito geralmente fica “pregada” ao chassi da TV, com muitos parafusos e de diversos tamanhos. E aí, se tentamos encaixar um pendrive, um cabo HDMI, uma antena ou se, em alguns casos, mexemos na placa, estes parafusos podem ficar frouxos.

Então, se a sua televisão está desligando sozinha, este pode ser um dos motivos. Acredite se quiser, mas, a solução é muito mais simples do que se imagina, basta apertá-los!

Isso mesmo, para este tipo de manutenção, não é preciso nenhum conhecimento aprofundado de eletrônica, você pode fazer isso ou mesmo contratar um profissional para dar um jeito na sua TV.

2) Capacitores Eletrolíticos

Durante o processo de fabricação da TV, é possível que alguns capacitores apresentem defeitos e que passem despercebidos. Mas, você sabe exatamente para quê eles servem?

Os capacitores têm a função de manter a estabilidade dentro de um circuito elétrico. Por exemplo, se a rede fornece menos energia do que o necessário, o capacitor libera um pouco da energia armazenada dentro dele para fazer o equilíbrio.

Assim, tudo funciona perfeitamente.

O mesmo acontece quando há mais energia: a peça armazena o excesso e “entrega” ao circuito somente a quantidade necessária para o funcionamento da TV.

Sendo assim, se os capacitores estiverem com defeito, por não ter a estabilidade elétrica necessária, a TV passa a desligar sozinha.

E qual seria a solução? Identificar quais são os capacitores com defeito e substituí-los por novos.

Vale destacar que a vida útil de um capacitor é de, aproximadamente, 5 anos. Portanto, na hora de trocá-lo, certifique-se de colocar uma peça nova para garantir o funcionamento por mais tempo.

3) Solda Fria

De uma maneira geral, quanto mais solda fria o circuito tiver, mais desligamentos, instabilidades e problemas a sua TV vai apresentar. E você sabe como identificá-la?

Observe o circuito e repare se há aqueles pontos em que a solda rompeu, ou seja, quebrou. Quanto maior o número de soldas, maior será o mau contato entre as peças, sejam elas um chip de processamento, uma trilha elétrica ou um capacitor eletrolítico.

Para solucionar este problema, é preciso fazer uma inspeção geral no circuito e reforçar todos os pontos que estão rompidos. Na hora da manutenção, o ideal é reforçar até mesmo os que ainda estão em bom estado, assim, todos os componentes ficam no seu devido lugar.

4) Placa do Circuito Impresso

Vários motivos podem levar uma placa a queimar: curto circuito, sobrecarga da rede elétrica, raio ou até mesmo um líquido que pode ter caído sobre a televisão.

Neste caso, a única solução é a troca da placa por uma nova, já que não há reparos para este problema específico.

E, por isso, é fundamental contar com o trabalho de um profissional especializado para o serviço.

Agora que você já sabe quais são os possíveis motivos para a sua televisão desligar sozinha, concentre-se em achar o técnico indicado para arrumá-la.

👉 Acesse o Sr. Lupa para encontrar o melhor profissional para consertar a sua TV e volte a desfrutar dos seus momentos de folga!

Curta e Compartilhe:
Facebook Comments