Tela Azul no Computador: O que fazer quando acontece?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você tem Windows, já deve ter se deparado com aquela tela azul no computador cheia de códigos, certo? Essa é a BSoD, e causa arrepios quando você percebe que, possivelmente, perdeu todos os dados com os quais estava trabalhando até aquele momento.

Mas você já ouviu falar na sigla BSoD? Essas letras formam o nome de um temido problema de computador: o “Blue Screen Of Death”, que, em português, significa “Tela Azul da Morte”.

A causa desta tela azul no computador está relacionada ao travamento total dele devido à alguma falha no hardware ou software, causando uma ruptura no sistema, o que pode tornar mais difícil a solução do problema. Neste momento, o primeiro passo é reiniciar o seu computador para tentar repará-lo.

Está passando por este problema? Não se desespere! No post de hoje, você vai entender o porquê isso acontece e algumas medidas que podem ser tomadas para tentar normalizar o funcionamento do seu computador. Vamos lá?

Por que a tela azul no computador aparece?

A tela azul no computador é acionada pelo Windows quando o sistema se depara com uma grave falha de funcionamento, e o interrompe para tentar se recuperar.

Dica importante: tire uma foto da tela, pois ali estão as informações importantes sobre o erro, e elas vão ajudar no reparo do seu computador posteriormente. Nesta tela, o código de erro está localizado no campo “Technical information”, logo depois da palavra STOP.

Por que este erro acontece?

São muitas as causas para que o Windows pare de funcionar de repente. Os problemas podem estar relacionados a algum erro que não pode ser recuperado sem a perda dos dados, seja por conta de alguns pontos do sistema que foram corrompidos ou pela impossibilidade de recuperação do hardware.

As razões para esses problemas podem vir de drivers que estão desatualizados ou foram atualizados com algum tipo de erro, superaquecimento do sistema, desempenho da memória RAM, entre outras questões.

👉 Encontre aqui no Sr. Lupa o Técnico Ideal para consertar seu computador

O que fazer nesta situação?

1. O mais indicado é restaurar o sistema, utilizando a ferramenta do próprio computador, pois assim é possível voltar atrás nas mudanças recentes e retirar arquivos que possam ter causado o problema. Na caixa de pesquisa da tela Iniciar, digite “restauração de sistema” e siga as instruções contidas ao abrir o link. Esta restauração não afeta arquivos como fotos, documentos ou e-mails.

2. Verifique as saídas de ar e o cooler do seu computador, pois o superaquecimento dos componentes pode ser a razão do aparecimento da tela azul. Desobstrua as saídas e confira o funcionamento dos elementos que mantêm a temperatura do computador equilibrada.

3. Use a “Central de Ações“ para tentar identificar o problema. Pode ser que, para isso, seja necessária a senha do administrador. Neste espaço, o Windows poderá indicar se há soluções disponíveis para o problema em questão. O caminho para tanto é: Iniciar – > Painel de Controle -> Verificar o status do computador -> Manutenção -> Verificar soluções para os relatórios de problemas -> Verificar soluções.

4. É importante manter as atualizações do Windows com as últimas versões dos de sistema e dos drivers, que podem ajudar corrigir o problema. O Windows Update permite que você busque pelas versões mais recentes e faça a atualização do seu computador. Insira, na caixa de pesquisa do botão Iniciar, o “Windows Update” e verifique se há atualizações disponíveis. Selecione as opções que você deseja atualizar e siga os passos até que o processo seja finalizado.

4. Drivers instalados no computador devem estar com as versões mais recentes. Geralmente, você consegue encontrar as atualizações no site dos fabricantes dos dispositivos e a instalação inicia automaticamente. Porém, caso esse processo não seja iniciado, entre em “Gerenciador de Dispositivos”, dentro de “Painel de Controle” -> “Sistema de Segurança”. Basta procurar o driver, dar dois cliques e iniciar a atualização.

Outras alternativas

Algumas ferramentas e aplicativos também podem ajudar na resolução da tela azul no computador, uma vez que estes conseguem identificar erros e dar informações mais detalhadas sobre eles:

  • Blue Screen View: permite que você encontre o histórico de tela azul do seu computador.

  • AIDA64: contém informações detalhadas sobre o funcionamento do seu hardware.

  • CPU-Z: na mesma linha do AIDA64, esse aplicativo dá acesso a uma série de dados em tempo real e estatísticas sobre o funcionamento do seu computador.

  • HWMonitor: verifica a temperatura do seu computador.

  • MenTest: verifica o funcionamento da memória RAM.

Problemas no computador podem virar uma dor de cabeça, não é mesmo?

Então, acesse o Sr. Lupa e encontre um profissional experiente perto da sua casa para solucioná-lo.

Curta e Compartilhe:
Facebook Comments