Suas Lâmpadas Vivem Queimando: O que fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

Lâmpadas queimando… e trocá-las é uma tarefa fácil quando os pontos de luz estão em locais com fácil acesso.

Apesar de simples, uma lâmpada queimada pode ser uma ‘dorzinha’ de cabeça, principalmente quando chegamos cansados do trabalho e ainda temos que pensar nestes problemas de casa.

Com as mudanças das luzes incandescentes para os modelos fluorescentes e, agora, também a tecnologia do LED, as trocas demoram muito mais tempo para serem feitas, certo?

Depende! Às vezes, existem motivos além do tempo de uso para as lâmpadas queimarem, e se você está sempre trocando as da sua casa, é sinal tem alguma coisa errada acontecendo.

No post de hoje, saiba quais são os possíveis motivos que podem estar te deixando no escuro.

Troque o modelo da lâmpada

Falamos sobre as mudanças e os avanços tecnológicos na iluminação doméstica, mas ainda há muita gente que opta pelas lâmpadas tradicionais incandescentes.

Você sabia que este modelo é exatamente a mesma inventada por Thomas Edson em 1879?

A vida útil dessas lâmpadas se mantém praticamente a mesma, de 750 a 2500 horas, ou seja, um tempo relativamente quando pensamos nos períodos em que ficamos com as luzes acesas em casa.

Por isso, é hora de trocar as suas lâmpadas por modelos mais modernos. Além de uma vida útil muito maior, as lâmpadas fluorescentes ou de LED são mais eficientes e impactam muito menos na sua conta de energia no final do mês.

Pergunte aos vizinhos

Você pode pensar que o problema está acontecendo na sua casa, mas, já perguntou ao seu vizinho se as lâmpadas da casa dele também estão queimando com frequência?

Isso pode ser fundamental na solução. Se o problema for constante e acontecer em diversos apartamentos, por exemplo, é preciso chamar um técnico para verificar toda a instalação elétrica do prédio e resolver a questão de uma única vez.

Mau contato no soquete

Os soquetes são os conectores ou aquilo que chamamos de ‘base’. Parafusos frouxos, cabos mal colocados ou pontas carbonizadas são algumas das hipóteses que podem fazer as lâmpadas da sua casa queimarem com tanta frequência. E, isso pode acontecer tanto com as incandescentes quanto as fluorescentes.

Além disso, é fundamental investir em soquetes de boa qualidade. Alguns fabricantes utilizam materiais pouco resistentes nos componentes metálicos, o que afeta diretamente na passagem da corrente elétrica e prejudica o bom funcionamento do circuito.

Umidade

Este fenômeno é um verdadeiro vilão em muitas casas. Assim como a umidade danifica a pintura, os móveis e as roupas, ela também pode afetar as instalações elétricas do seu imóvel.

Se um ponto específico da sua casa está sempre queimando, vale a pena observar se há influência de umidade ou qualquer vazamento. Neste caso, não tente consertar, procure um bombeiro e eletricista para resolver o problema.

👉 Encontre aqui no Sr. Lupa o Eletricista Ideal para revisar sua parte elétrica

Atenção ao interruptor

Você vive em apartamento ou em uma casa antiga? É possível que o motivo das lâmpadas queimadas seja o mau contato nos interruptores.

As peças antigas podem já estar com os contatos parcialmente isolados por causa da carbonização, ou seja, com um circuito elétrico falho, o que acaba fazendo as lâmpadas queimarem.

Queda de tensão

Antigamente, era muito comum, principalmente para quem ia para as cidades de praia no verão, ter que enfrentar apagões. Isso acontecia porque a cidade não suportava a intensidade do consumo no período.

A queda de tensão acontece quando há o compartilhamento do mesmo circuito que alimenta as lâmpadas com outros aparelhos. Isso quer dizer que na mesma “rede” estão conectados as lâmpadas, o microondas, máquina de lavar, o ferro de passar e outros eletrodomésticos.

Por incrível que pareça, muitas casas ainda dividem o circuito, e isso pode ser o motivo para as lâmpadas queimadas. É fundamental ter um circuito exclusivo para a iluminação do seu imóvel: além de mais eficiente, isso facilita o trabalho quando surge algum reparo para ser feito.

Então, será que o problema da sua casa pode ser por alguns destes motivos?

Lembre-se que é preciso muita cautela para mexer na parte elétrica. Portanto, se estiver na dúvida, acesse o Sr. Lupa e encontre os melhores eletricistas perto de você.

Curta e Compartilhe:
Facebook Comments