Por que Meu Chuveiro Vive Queimando?

Tempo de leitura: 4 minutos

Chuveiro vive queimando… Então imagine a cena: você chega em casa depois de um dia agitado desejando tomar aquele banho relaxante e, de repente, percebe que o chuveiro queimou. Frustrante, não é mesmo?

Existe uma série de razões para isso acontecer e quando esta situação se repete com frequência, nos perguntamos o porquê. Identificar e resolver esse problema é mais simples do que muita gente imagina.

Existem vários tipos de duchas e chuveiros, com diferentes voltagens e potências. De todo modo,  durante a vida útil de um chuveiro, a resistência pode queimar diversas vezes e esta é a razão mais comum para a água não esquentar. Portanto, é importante ter conhecimento das características do seu aparelho para informar ao eletricista e resolver o problema de vez.

O que acontece quando a resistência do seu chuveiro queima?

Qual a função da resistência?

A resistência do chuveiro elétrico serve para esquentar a água do chuveiro. Para tanto, ela precisa trabalhar 100% imersa na água. Em ligação com a energia elétrica, este elemento de aquecimento dissipa calor adequado à sua escolha de temperatura. O tamanho da resistência estabelece a quantidade de calor gerado por ela: quanto menor a resistência, mais corrente circula e, em consequência disso, mais calor é gerado.

Como evitar que a resistência queime?

Um chuveiro elétrico possui uma “cuba”, onde fica a resistência. Como vimos, este elemento de aquecimento foi feito para trabalhar dentro da água, portanto, é importante certificar-se que a cuba esteja cheia para que a resistência inicie seu trabalho somente quando estiver totalmente coberta por água.

Para isso, acione a válvula do seu chuveiro deixando a água cair: este fato indica que a cuba está cheia. Em seguida, escolha a opção desejada, como exemplo “inverno” ou “verão” – no caso dos chuveiros que possuem somente duas opções. Este cuidado é essencial para evitar que a resistência seja interrompida, ou seja, para que os fios não queimem e a resistência não “estoure” de repente.

Corrigir o problema com segurança

Quando perceber que seu chuveiro não está mais esquentando, o ideal é chamar um eletricista para fazer o reparo. Arriscar-se a mexer no chuveiro e na sua corrente elétrica sem ter conhecimento não é a melhor saída para ter a água quentinha de volta. Sempre que esse serviço for executado, algumas medidas, preventivas ou de processo, devem ser tomadas, tais como:

  • Desligar o disjuntor ou chave fusível do quadro de distribuição de energia antes de iniciar a troca para não correr risco de choque;

  • Abrir o chuveiro e retirar a resistência queimada com cuidado para não quebrar nenhuma peça;

  • Utilizar ferramentas específicas, como alicate de bico fino, por exemplo, que permitam trabalhar dentro da “cuba”;

  • Adquirir uma resistência de boa qualidade e com espirais bem espaçados, pois possuem melhor durabilidade;

  • Ler e seguir as orientações contidas nas embalagens do elemento de aquecimento com atenção.

👉 Encontre aqui no Sr. Lupa o Eletricista Ideal para consertar seu chuveiro

Você sabia que:

  • O nome correto da famosa “resistência” é resistor? A resistência é uma grandeza elétrica que é dada em OHM. Já a peça de que estamos tratando como “resistência”, como popularmente é conhecida, chama-se, na verdade, “resistor”.

  • Fique atento no momento da escolha do seu resistor! Aqueles que possuem a tensão de  110 V ou 127 V queimarão se ligados numa rede de 220 V. No caso inverso, ou seja, ligar um resistor de 220 V na rede de 110 V ou 127 V, a água não irá esquentar tanto.

  • Neste último caso, é possível economizar energia, pois ao ligar um elemento de 220V em uma tensão de 110 ou 127V, a potência do chuveiro não trabalhará em sua totalidade e o chuveiro não irá esquentar muito. Isso porque a potência é quem determina o consumo e, logicamente, a temperatura da água.

  • Ao adquirir uma nova resistência, você pode optar por escolher alguma que tenha as mesmas características da anterior ou distintas da original, que podem alterar o comportamento e até melhorar o funcionamento do seu chuveiro.

Quer ter seu banho quente de volta e com segurança?

Acesse o Sr. Lupa e encontre o eletricista mais perto de você!

Curta e Compartilhe:
Facebook Comments